A CLÍNICA

 

A idéia de construir uma clínica que trabalhasse com prevenção e reabilitação principalmente na 3° idade, surgiu com incentivos de professores da USP durante a especialização em fisiologia do exercício resistido.
No dia 28 de julho de 2003, foi inaugurada a FORMA & SAÚDE, onde começamos a atender um público acima de 40 anos na prevenção de doenças do envelhecimento além do atendimento com Fisioterapia ortopédica e neurológica.
Graças ao sucesso e crescimento da FORMA & SAÚDE e de ótimos resultados obtidos pelos pacientes, em 2007 ampliamos nosso espaço em novo endereço, juntamente com outros consultórios que também atuam na área da saúde.

A Forma & Saúde conta com os melhores aparelhos para exercícios. São aparelhos de última geração e específicos para o trabalho fisioterapêutico de prevenção e reabilitação.

Veja a seguir nossos aparelhos:

 

Conjunto Básico – Remada:

 

Remada
Remada

Esta remada consegue trabalhar todos os músculos das costas sem forçar excessivamente a coluna vertebral, devido à divergência das alavancas e ás variações adequadas de carga e dos vetores de força durante o movimento.

Os músculos grande dorsal, redondos, deltóide posterior, rombóides, trapézio, para vertebrais torácicos e lombares são ativados com intensidade.

Glúteos, crurais e flexores dos braços e antebraços são sinérgicos importantes.

Os pegadores giratórios contribuem sobremaneira para o conforto nesse exercício.

 

Conjunto Básico – Peitoral:

 

Press Peitoral
Press Peitoral

Movimentos do tipo “press” são reconhecidos como os mais eficientes para o trabalho do peitoral, com sinergismo do deltóide anterior e tríceps braquial.

Neste aparelho a coluna permanece em posição anatômica e confortável.

O alivio dos ligamentos do ombro e dos músculos estabilizadores proporcionam conforto também nessa articulação, permitindo o treinamento mesmo na vigência de algumas lesões.

A convergência das alavancas e as variações adequadas de carga e dos vetores de força permitem ativar grande numero de fibras do peitoral maior.

 

Conjunto Básico – Coxas:

 

Leg PressCadeira Adutora
Leg Press e Cadeira Adutora

Estes exercícios tipo “leg press” ativa intensamente o quadríceps, com importante sinergismo dos glúteos, crurais, adutores e para vertebrais lombares.

A variação adequada de carga durante o movimento permite enfatizar o vasto medial no final do exercício.

A variação dos vetores de força elimina as forças de cisalhamento nos platôs tibiais, permitindo o treinamento mesmo nas lesões dos ligamentos cruzados e nos processos degenerativos.

A coluna permanece em posição anatômica e confortável.

Dos nós gastrocnêmicos e solear.

Esse efeito é potencializado pela variação adequada de carga e dos vetores de força durante o movimento.

 

Conjunto Básico – Abdominais:

 

Flexor Abdominal InclinadoFlexor Abdominal Sentado
Flexores abdominais inclinado e sentado

Os músculos reto, obliquo e transverso do abdome são ativados com eficiência e conforto neste exercício do tipo “crunches”. O íleopsoas quase não é ativado e a coluna vertebral não é excessivamente forçada. A variação adequada das cargas e dos vetores de força contribui para a ativação muscular e para o conforto geral do exercício. Cargas elevadas podem ser utilizadas em baixas repetições.

Movimento de flexão plantar dos tornozelos ocorre nesse exercício com os joelhos em posição anatômica estabilizada, garantindo ativação intensa e simultânea dos gastrocnêmicos e solear.

Esse efeito é potencializado pela variação adequada de carga e dos vetores de força durante o movimento.

 

Conjunto Complementar – Lombares:

 

Extensor lombar
Extensor Lombar

Este exercício trabalha diretamente os músculos para vertebrais torácicos e lombares, com a variação adequada de carga e dos vetores de força garantindo a eficiência, o conforto e a segurança.

Os músculos posteriores da coxa são sinérgicos importantes.

A coluna permanece em posição confortável e segura.

 

Conjunto Básico – Panturrilhas:

 

Aparelho destinado a ativar simultaneamente os músculos gastrocnêmicos e solear. A posição do exercício garante grande eficiência da ativação muscular,permitindo alongamento confortável e contração concêntrica máxima sustentada.

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