NOTíCIAS


Musculação na 3ª Idade

Sob orientação adequada, ela traz vários benefícios e mais qualidade de vida.

A partir dos 25 anos, começa-se a perder massa muscular e a ganhar gordura – é o processo de envelhecimento natural, do qual ninguém ‘escapa’. Muita gente idosa pára de andar não por doença, mas por falta de força mesmo – e também perde massa óssea (osteoporose). ”A musculação é o único exercício que aumenta a massa óssea, evitando a osteoporose, que aparece principalmente nas mulheres após a menopausa,” afirmam as fisioterapeutas Aline Gut e Gabriela Infante, da Forma & Saúde.

A partir dos 40 anos, pode-se usar a musculação para prevenção. É a idade em que se inicia a osteopenia – a perda de cálcio nos ossos.

Para as pessoas na 3ª idade, os exercícios resistidos evitam vários problemas, pois aumentam a massa muscular e a sensibilidade à insulina no músculo, o que ajuda como tratamento do diabetes, entre outros.

A tese de Aline e Gabriela teve como tema a artrose de joelho, indicando a musculação como melhor exercício, ”porque fortalece o músculo, protege a articulação, com melhora ou desaparecimento dos sintomas.”.

Segundo as fisioterapeutas, existe o mito de que a musculação é “pesada” e pode machucar. Com orientações e aparelhos adequados, não há problema, garantem.

Elas usam um sistema de aparelhos de alavancas que impede a pessoa de fazer movimentação errada e oferece maior conforto muscular. ”São aparelhos específicos, desenhados pelo médico José Maria Santarém, reumatologista e fisiatra do Centro de Estudo em Ciências da Atividade Física do Departamento de Geriatria da USP”, diz Aline.

“Os exercícios são terapêuticos, programados e orientados por fisioterapeutas. O peso é adequado ao paciente, que nunca faz sozinho o exercício”, explica Gabriela.

O alongamento não é necessário, pois os aparelhos forçam a amplitude do movimento. Assim enquanto treina, o paciente faz força e alongamento ao mesmo tempo.

Aline lembra que o idoso tolera melhor a musculação, pois a caminhada é um exercício continuo. ”A musculação tem descanso entre uma serie outra, e a freqüência cardíaca volta aos níveis basais. É mais seguro porque tem controle total: sobre a carga (peso), amplitude de movimentos, velocidades, duração e freqüência dos exercícios.”

Mercedes e Nilton Zotini ambos com 75 anos há cinco meses freqüentam a Forma & Saúde. Nilton diz que se sente bem melhor para fazer caminhadas. ”Eu tomava remédio para dor na coluna. Agora não tomo mais”, afirma Mercedes.


Pesquisar

   
Palavra-chave
Período

Desenvolvido por WABiz Copyright © 2008 Forma & Saúde - Prevenção e Reabilitação. Todos os direitos reservados 
Rua Luiz Milani, 80 Bela Vista - Jundiaí - SP        
Telefone: (11) 4521-5281 | E-mail: contato@formaesaude.com.br