ARTIGOS


Efeitos Metabólicos e Qualidade de Vida

Parâmetros de aptidão como a potência aeróbia, medida pelo VO2 Máximo, e a capacidade aeróbia, medida pelo limiar anaeróbio, são mais eficientemente estimuladas pelos exercícios aeróbios. Durante muito tempo o VO2 máximo foi considerado parâmetro de saúde, pela sua associação com menor incidência de doenças crônicas, mas hoje se admite que essa relação seja apenas associativa e não de causa e efeito. Pessoas melhoram a saúde quando fazem exercícios, e se os exercícios forem de um tipo que aumenta o VO2 máximo, podem ocorrer conclusões indevidas. Os exercícios com pesos têm pouco efeito no VO2 máximo, mas estimulam bastante o limiar anaeróbio. Isto ocorre porque o fortalecimento dos músculos permite que as tarefas sejam realizadas com menor número de fibras. Assim sendo, o nível de produção energética que se atinge com 30% das fibras aumenta após o treinamento. O VO2 máximo alto é uma necessidade para alguns atletas, mas na vida diária da maioria das pessoas o VO2 não é utilizado no seu limite máximo. Ao contrário, o limiar anaeróbio tem nítida relação com qualidade de vida, pois as pessoas com baixo limiar fazem à maioria das tarefas laborativas anaerobiamente, portanto com fadiga e desconforto.

Do ponto de vista biomecânico, a qualidade de vida depende basicamente de força e de flexibilidade. Os exercícios com pesos estimulam ambas as qualidades, os de alongamento apenas a flexibilidade, e os aeróbios nenhuma delas em grau significativo. Graus máximos de flexibilidade são necessários apenas para alguns atletas, e as lesões articulares incidem mais nas pessoas mais flexíveis.

A homeostase hemodinâmica nos esforços da vida diária e do trabalho físico, com pequenas elevações da freqüência cardíaca e da pressão arterial, depende basicamente da força muscular. Pessoas fortes fazem as tarefas com menor número de fibras: isto significa menor intensidade de esforço; conseqüentemente, menores repercussões hemodinâmicas por mecanismo reflexos. 


Pesquisar

   
Palavra-chave
Período

Desenvolvido por WABiz Copyright © 2008 Forma & Saúde - Prevenção e Reabilitação. Todos os direitos reservados 
Rua Luiz Milani, 80 Bela Vista - Jundiaí - SP        
Telefone: (11) 4521-5281 | E-mail: contato@formaesaude.com.br