NOTíCIAS


Idosos ganham disposição com musculação

Uma Clínica recém instalada em Jundiaí direciona exercícios físicos para a terceira idade.

A imagem do idoso vestindo pijama, sentado numa cadeira, esperando a morte chegar está totalmente fora de moda. A terceira idade está dando um basta no sedentarismo e mostrando que a disposição não acaba com o avançar dos anos, pelo contrário! Em Jundiaí, a Forma & Saúde está desenvolvendo um trabalho especializado na recuperação de idosos debilitados e os resultados começam a surgir com pouco mais de 30 dias de exercícios direcionados e orientados por fisioterapeutas. O trabalho é semelhante ao apresentado o Programa Globo Repórter, da Rede Globo, que mostrou vovôs e vovós considerados inválidos, mas que conseguiram superar suas deficiências, conquistando qualidade de vida.
A Forma & Saúde não tem nada em comum com uma academia de ginástica, a começar pelos aparelhos, que foram desenhados especialmente para o uso terapêutico pelo médico José Maria Santarém, do Centro de Estudo em Ciências da Atividade Física da Universidade de São Paulo. Os exercícios são aplicados e acompanhados pelas fisioterapeutas Aline Gut e Gabriela Infante, e os alunos possuem idade mínima de 40 anos. Nessa faixa etária é quando começam a surgir os problemas decorrentes do sedentarismo, que vai minando a força muscular das pessoas com o passar do tempo.
As fisioterapeutas contam que entre 25 e 50 anos há uma perda de massa muscular da ordem de 10%. Esse problema vem acompanhado de perda da parte óssea, da flexibilidade e do ganho de gordura.
Com os exercícios, a musculatura do idoso vai se fortalecendo e a pessoa passa a ter condições de fazer muitas coisas que antes não fazia como andar subir escadas. E a musculação é indicada para todas as pessoas, mesmo para aquelas que estão em cadeiras de rodas. ”Só não tem condições de fazer quem já está numa cama”, disse Gabriela.

A musculação é recomendada duas vezes por semana, por um período de cinqüenta minutos à uma hora. E antes e depois dos exercícios há uma avaliação da freqüência cardíaca e da pressão arterial. As fisioterapeutas registram numa ficha o desenvolvimento do aluno e, em pouco mais de um mês, quem conseguia levantar 15 quilos nos exercícios de perna, já consegue chegar aos 50 quilos. Mas Aline e Gabriela alertam que a ginástica não atinge o Máximo de esforço, para não prejudicar o aluno. ”Por isso o trabalho é personalizado”, disse Aline.

A academia possui oito aparelhos que fazem exercícios abdominais, para panturrilha, peitoral, coxas, braços, pernas. Informações sobre o exercícios podem ser obtidas com as fisioterapeutas Aline e Gabriela, pelo telefone 4521-5281.

Resultados:

Ubirajara Bellini, dentista e neurolinguista, é um dos alunos da forma e saúde e conta que, em um mês, já começou a perceber resultados práticos em seu treinamento. Ele está com 78 anos, depois de sofrer um acidente de carro, passou a ter uma vida mais sedentária. “Quebrei a bacia e minha perna ficou um pouco mais curta que a outra. Para andar, tinha de usar uma bengala e sentia muita dor para subir escada”, contou. Depois da musculação, a disposição mudou muito. Ubirajara já está aposentando a bengala e consegue subir escadas sem problemas. “O estado geral melhorou muito, tenho mais energia. A minha esposa também vai começar a fazer as aulas”, disse.


Fonte: jornal da cidade, 7 de setembro de 2003


Pesquisar

   
Palavra-chave
Período

Desenvolvido por WABiz Copyright © 2008 Forma & Saúde - Prevenção e Reabilitação. Todos os direitos reservados 
Rua Luiz Milani, 80 Bela Vista - Jundiaí - SP        
Telefone: (11) 4521-5281 | E-mail: contato@formaesaude.com.br